Processos recebidos na Justiça do Trabalho agora são 100% eletrônicos - Artigo Jurídico

Processos recebidos na Justiça do Trabalho agora são 100% eletrônicos

In Notícias do Judiciário On

Foi inaugurado na última sexta-feira, dia 6, o Sistema do Processo Judicial Eletrônico, o PJe, nas duas Varas do Trabalho de Abaetetuba, no Pará, que eram as que ainda não contavam com a tecnologia. Com isso, a Justiça do Trabalho agora é 100% eletrônica.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, CSJT, ministro Ives Gandra Martins Filho, fez questão de comparecer ao município para celebrar a conquista. Ele destacou que o sistema possibilita encurtar distâncias.

SONORA: Ministro Ives Gandra Martins Filho – presidente do TST

“O PJe ele consegue, ele tem essa virtude de reduzir distâncias. Nós hoje falamos a mesma linguagem em qualquer parte do Brasil e podemos peticionar, podemos contestar, podemos despachar.”

REPÓRTER: A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que abrange o Pará e o Amapá, desembargadora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, lembrou que a inauguração representa um progresso para a Justiça do Trabalho.

SONORA: Desembargadora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury – presidente do TRT 8

“Realmente é um avanço como um todo é o futuro que chegou.” 

REPÓRTER: O integrante da coordenação nacional do PJe e juiz auxiliar da Presidência do TST e do CSJT, Maximiliano Carvalho, ressaltou que a implantação do sistema também vai trazer mais desenvolvimento para a população do município.

SONORA: Maximiliano Carvalho – juiz auxiliar da Presidência do TST e do CSJT

“Além do marco histórico pra própria Justiça do Trabalho de ser o primeiro ramo de justiça a estar 100% com um sistema único, que é o sistema que foi designado pelo CNJ como sendo sistema único, o PJe, nós temos aqui e Abaetuba uma condição muito interessante que é de trazer a presença do estado fazendo com que geremos uma verdadeira reação em cadeia de desenvolvimento pra cidade, porque só em função do PJe aqui na cidade é que nós temos uma cabo ótico que traz internet de alta velocidade  e isso daí vai ser utilizado por toda população. “

REPÓRTER: No Brasil, mais de 12 milhões de ações tramitam pelo Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho. Aproximadamente 450 mil advogados, 42 mil servidores e 4 mil e 700 magistrados  utilizam o sistema.

Em todo o país existem cerca de 15 milhões e 700 mil processos tramitando de forma eletrônica no PJe. Destes, 75% pertencem à Justiça do Trabalho.

Reportagem: Rafael Silva
Locução: Anderson Conrado

Fonte: TST.

Informação em seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba, gratuitamente, nossas atualizações!

You may also read!

Luiz Fux afirma que não existe voto livre sem opinião livre

Em palestra magna durante a abertura do Seminário Internacional para debater as experiências e os desafios das fake news,

Leia mais...

Ministra Cármen Lúcia defende importância da política

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse nesta quinta-feira (21), na palestra "Democracia, participação popular

Leia mais...

STJ reconhece cessão de locação de imóvel ante silêncio de locador notificado

Com base nos princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato, a Terceira Turma do Superior Tribunal

Leia mais...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu