TSE e OAB vão promover ações de conscientização eleitoral

In Notícias do Judiciário On

A convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, veio à Corte para debater uma parceria entre as duas instituições em ações de cidadania nas escolas brasileiras. A ideia é promover a conscientização de futuros eleitores sobre a importância do voto. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Brasília.

A parceria entre as instituições faz parte das metas de trabalho da gestão do ministro Luiz Fux, ressaltadas em seu discurso de posse.

Por meio do projeto “Inclusão legal”, o TSE pretende levar às escolas atividades que busquem contribuir para a formação de crianças e adolescentes. Para tanto, serão articuladas ações de conscientização sobre cidadania, democracia e direitos fundamentais. As atividades incluirão palestras e debates.

Outra iniciativa nesse sentido é a “Caravana eleitoral”, que percorre diversos municípios do país. A partir do projeto “Justiça Eleitoral sobre rodas”, ônibus especiais levarão aos cidadãos facilidades eleitorais, como o cadastramento biométrico e os materiais informativos.

Para o presidente Luiz Fux, a conscientização eleitoral começa antes mesmo de os jovens cidadãos adquirirem o direito de escolher seus representantes. “Crianças e adolescentes que crescem com noções elementares de direito e cidadania tornam-se brasileiros mais conscientes do valor de seu voto”, afirmou após a reunião.

Um acordo de cooperação entre o TSE e a OAB deve ser formalizado para que essas ações ocorram já nas eleições gerais deste ano.

Fonte: TSE.

Informação em seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba, gratuitamente, nossas atualizações!

You may also read!

limite de permanência em cadastro negativo deve ser contado do vencimento da dívida

Como reflexo dos princípios fixados pelo Código de Defesa do Consumidor e das funções típicas dos bancos de dados

Leia mais...

Eleições 2018: TSE aprovou envio de tropas federais para 361 localidades do país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de forças federais para 232 zonas eleitorais em 361 localidades

Leia mais...

Ação de alimentos não pode ser arquivada por ausência do autor em audiência designada com base em resolução do tribunal

Em respeito aos princípios da legalidade, do acesso à Justiça e da vedação às decisões-surpresa, a Terceira Turma do

Leia mais...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu