TSE e OAB vão promover ações de conscientização eleitoral

TSE e OAB vão promover ações de conscientização eleitoral

In Notícias do Judiciário On

A convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, veio à Corte para debater uma parceria entre as duas instituições em ações de cidadania nas escolas brasileiras. A ideia é promover a conscientização de futuros eleitores sobre a importância do voto. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Brasília.

A parceria entre as instituições faz parte das metas de trabalho da gestão do ministro Luiz Fux, ressaltadas em seu discurso de posse.

Por meio do projeto “Inclusão legal”, o TSE pretende levar às escolas atividades que busquem contribuir para a formação de crianças e adolescentes. Para tanto, serão articuladas ações de conscientização sobre cidadania, democracia e direitos fundamentais. As atividades incluirão palestras e debates.

Outra iniciativa nesse sentido é a “Caravana eleitoral”, que percorre diversos municípios do país. A partir do projeto “Justiça Eleitoral sobre rodas”, ônibus especiais levarão aos cidadãos facilidades eleitorais, como o cadastramento biométrico e os materiais informativos.

Para o presidente Luiz Fux, a conscientização eleitoral começa antes mesmo de os jovens cidadãos adquirirem o direito de escolher seus representantes. “Crianças e adolescentes que crescem com noções elementares de direito e cidadania tornam-se brasileiros mais conscientes do valor de seu voto”, afirmou após a reunião.

Um acordo de cooperação entre o TSE e a OAB deve ser formalizado para que essas ações ocorram já nas eleições gerais deste ano.

Fonte: TSE.

Informação em seu e-mail

Assine nossa newsletter e receba, gratuitamente, nossas atualizações!

You may also read!

STF rejeita HC de condenado pela morte de criança de 10 anos em acidente de trânsito

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 134965, no

Leia mais...

Pedido de reparação por não pagamento de vale-pedágio prescreve em dez anos

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por maioria, que o prazo prescricional aplicável às demandas

Leia mais...

Crimes pela internet, novos desafios para a jurisprudência

Os crimes cibernéticos no Brasil afetam anualmente cerca de 62 milhões de pessoas e causam prejuízo de US$ 22

Leia mais...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu