Dirley da Cunha Júnior

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa (Portugal). Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e Mestre em Direito pela UFBA. Professor de Direito Constitucional nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado na UFBA. Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos nos cursos de Graduação,  Mestrado e Doutorado na UCSAL e do Curso preparatório Brasil Jurídico (https://brasiljuridico.com.br). Conferencista. É professor-pesquisador do CNPQ, liderando o Núcleo de Pesquisa em “Processo Constitucional e Direitos Fundamentais”, tendo como linhas de pesquisa “Cidadania e Efetividade dos Direitos” e “Jurisdição Constitucional e Efetividade dos Direitos Fundamentais”. Hodiernamente, está desenvolvendo o Projeto de Pesquisa sobre Cidadania e Efetividade dos Direitos Sociais, do Programa de Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania, da UCSAL. Possui diversos livros e artigos publicados. É Juiz Federal Titular da 5ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, mas já foi Promotor de Justiça na Bahia (1992-1995) e Procurador da República (1995-1999).


Ricardo Maurício Freire Soares

Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata e pela Università del Salento. Doutor em Direito pela Università del Salento. Doutor em Direito Público e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (Especialização/Mestrado/Doutorado). Professor da Universidade Católica do Salvador, da Faculdade Baiana de Direito e da Faculdade Ruy Barbosa. Professor-visitante em diversas Instituições, tais como: Università degli Studi di Roma La Sapienza, Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Università degli Studi di Roma Tre, Università degli Studi di Milano, Università di Genova, Università di Pisa, Università del Salento, Universidade Autônoma de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidad de Burgos e Martin-Luther-Universitat.Professor do Curso Brasil Jurídico, do Curso Damásio Educacional, da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, da Escola de Magistrados da Bahia e da Fundação Faculdade de Direito. Pesquisador e Líder de Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ. Diretor e Membro do Instituto dos Advogados da Bahia. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Palestrante e Autor de diversas obras jurídicas, especialmente, pela Editora Saraiva. E-mail: ric.mauricio@ig.com.br.


João Glicério de Oliveira Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002), especialização em Direito pelas Faculdades Jorge Amado (2005), mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, professor de Direito Empresarial do Curso Cejus, EMAB – Escola dos Magistrados da Bahia e ESAD – Escola Superior de Advocacia Professor Orlando Gomes da OAB/BA, Advogado, Membro do IBRADEMP – Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Empresarial, Societário, Falimentar, Contratual Empresarial, Bancário e Concorrencial. Professor da Faculdade Ruy Barbosa – Grupo DevryBrasil. Professor da UNIJORGE.


Luciano Dorea Martinez Carreiro

É Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM – título reconhecido pela USP) e Doutorando em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM). É também Especialista em Direito Processual (Orientador J. J. Calmon de Passos – UNIFACS), em Direito Constitucional do Trabalho (Orientador José Augusto Rodrigues Pinto, UFBA) e em Direito Previdenciário (Orientador Fábio Zambitte Ibrahim, JUSPODIVM) É PROFESSOR ADJUNTO de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da UFBA desde 2010. É JUIZ DO TRABALHO desde 1995, Titular da 9a Vara do Trabalho de Salvador. Titular da Cadeira 52 da ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO DO TRABALHO desde 2009. Titular da Cadeira 26 da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DA BAHIA desde 2013. Coordenador da Pós-graduação em Direito Previdenciária da Universidade Católica do Salvador desde 2015 Professor convidado em diversos Programas de Pós-graduação (PUCRS, PUCSP, UCS, USP, entre outros) e em diversas Escolas Judiciais (ENAMAT e Escolas Judiciais dos TRT´s de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe). Atua nas áreas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho (relações individuais e coletivas), Processo do Trabalho, Direito da Seguridade Social e Mediação de Conflitos. É colunista da seção Empregos do Jornal A Tarde, desde 2005. Autor do livro “Condutas Antissindicais”, do “Curso de Direito do Trabalho” e coautor do “Guia Prático da Previdência Social”, todos publicados pela editora Saraiva. Coordenador e coautor do Dicionário Brasileiro de Direito do Trabalho, publicado pela LTr. Autor de diversos artigos jurídicos.


 Edenildo Couto, Editora, Artigo Jurídico, Revista, Notícias, Artigos, Informação, DireitoEdenildo Souza Couto

Mestrando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Juspodivm. Bacharel em Direito. Laureado na graduação.  Escritor de livros e de vários artigos publicados em revistas jurídicas. Professor de diversas disciplinas do Direito. Fundador do site e da Revista Artigo Jurídico. Atualmente é Assessor de Juiz – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e Professor de diversas disciplinas do curso de Direito. e-mail: professoredenildo@artigojuridico.com.br.

 


Ilana Martins Luz

Doutoranda em Direito Penal pela USP. Mestre em Direito Público pela UFBA. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidad Castilla- La Mancha (Toledo, Espanha) e pelo Instituto Europeu de Direito Penal Econômico. Professora Adjunta de Direito Penal da UNIFACS. Advogada criminalista.

 

 

 


Thereza Junqueira

Doutoranda em Letras e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduada em Prática de Ensino do Alemão pela UFBA e Uni-Kassel. Graduada em Direito e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como advogada e como professora de alemão. e-mail: therezajunqueira@artigojuridico.com.br

 

 


Michelle Couto, Editora, Artigo Jurídico, Revista, Notícias, Artigos, Informação, Direito

Michelle Cristine Assis Couto

Professora de Direito Civil em diversas Instituições de Ensino na Cidade de Salvador. Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Direito do Trabalho pela Fundação de Direito da Bahia. Especialista em Direito Privado pela Unyanna, com Aperfeiçamento Jurídico pela Escola de Magistratura da Bahia. Integrante do grupo de Pesquisa científica: Representações Sociais, Arte e Ideologia do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da UFBA. e-mail: promichellecouto@artigojuridico.com.br

 


Brenno Cavalcanti, Editora, Artigo Jurídico, Revista, Notícias, Artigos, Informação, Direito

Brenno Cavalcanti Araújo Brandão

Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduado em ciências criminais pelo JusPodivm. Professor em Direito Penal. Advogado e escritor. e-mail: professorbrenno@artigojuridico.com.br

 

 


Roberta Sobral Varjão Couto

Pós-graduada em direito civil pelo JusPodivm. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Juíza Leiga do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2011-2015). Advogada. e-mail: robertavarjao@artigojuridico.com.br.