Como publicar no Artigo Jurídico?

1. Quem poderá submeter o artigo para publicação:

Poderão apresentar trabalhos para publicação na Revista Artigo Jurídico: Bacharéis e Estudantes do curso de direito, Mestres, Doutores das ciências sociais aplicadas, além de juristas e convidados especiais, a critério do Conselho Editorial e Científico.

2. Procedimento para envio dos trabalhos:

O interessado deverá registrar-se em nosso site (clique aqui). Acessar a área do Autor (clique aqui) e submeter o seu artigo, por meio do nosso editor digital, clicando, inicialmente, em “Posts” e, em seguida, “Adicionar novo Post”.

Se preferir, o Autor, após fazer seu registro no site, poderá encaminhar seu artigo para o e-mail: editorial@artigojuridico.com.br.

Ao fazer o cadastro, o Autor poderá completar o seu Perfil com seu currículo resumido e foto (opcional).

Entende-se como artigo aceitável para publicação na revista, a produção doutrinária que tenha por objetivo a análise e exploração de temas relativos ao Direito, independentemente do número de páginas.

Caso o trabalho científico tenha por base o desenvolvimento de pesquisa, ou envolva pessoas, o mesmo terá de ser acompanhado das devidas autorizações.

3. Quanto à inexistência de remuneração

Não será prestada nenhuma remuneração autoral pela licença de publicação dos trabalhos na Revista Artigo Jurídico. Em contrapartida, o (s) autor (es) receberá (ão), desde que o requeira, certificado sobre a publicação do trabalho, devidamente assinado por um dos editores.

O certificado será disponibilizado, apenas, por e-mail e sua emissão ficará condicionada à solicitação do autor(es) ou coautor(es), após a publicação do trabalho na revista.

4. Normas de formatação do artigo

Os artigos devem ser escritos em português, observando-se:

     4.1 Elementos Pré-Textuais

  1. Título e Subtítulo (se houver): deverá ser conciso e claro, de modo a expressar o conteúdo do artigo;
  2. resumo na língua do texto (opcional): Poderá ser incluído um resumo informativo de, no máximo, 100 palavras, em português, precedido da palavra “Resumo”, negritada. Palavra-chave na língua do texto: deverão ser separados e finalizados por ponto e precedidos da expressão “Palavras-chave” negritada. As palavras-chave deverão vir separadas do resumo por 1(um) espaço em branco. Utilizar de 3 (três) a 8 (oito) termos.

     4.2 Elementos Textuais

O artigo deverá conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

     4.3 Elementos Pós-Textuais

  1. Notas: consistem em comentários do autor e deverão restringir-se a um mínimo necessário. As chamadas para as notas serão feitas pelo sistema numérico-seqüencial, e as notas deverão ser listadas no final do artigo;
  2. citações: podem ser indicadas no texto por um sistema chamado numérico ou autor-data;
  3. referências: podem aparecer no rodapé, no fim de texto ou em lista de referências.
  4. tabelas, figuras e quadros: deverão ser elaborados e inseridos no corpo do texto. As figuras deverão ser enviadas em cores, com legendas e respectivas numerações no rodapé, com o título do trabalho e o nome do autor principal em formato JPG.

5. Critérios para a seleção do artigo

Os textos enviados serão submetidos ao crivo do corpo editorial, que verificará, entre outros critérios:

  1. coerência científica;
  2. profundidade do conteúdo;
  3. originalidade do assunto e da abordagem;
  4. clareza da exposição e;
  5. obediência à gramática.

6. Das disposições autorais:

Ao enviar um conteúdo para publicação, o(s) autor(es):

  1. autoriza(m) a publicação pelo Artigo Jurídico, em seu site e eventualmente em outros veículos de sua propriedade, em meio impresso ou digital;
  2. concorda (m) que não haverá retribuição financeira pela publicação de textos, por qualquer das partes envolvidas;
  3. autoriza a correção de erros materiais, eventualmente, encontrados no texto;
  4. concorda(m) que o artigo poderá ser publicado no site artigo jurídico, o que não lhe conferirá, se este fato ocorrer, certificado de publicação;
  5. concordam que os textos selecionados para revista ou, apenas, para o site, poderão ser destacados em diversas mídias sociais, sites nacionais ou internacionais ou qualquer outro meio de comunicação pertencente ao Artigo Jurídico ou de parceiros comerciais, fato que também não conferirá ao(s) autor(es) qualquer remuneração;
  6. concorda(m) que não haverá prazo para seleção dos artigos, tampouco qualquer justificativa ou informação sobre a sua inadmissibilidade;
  7. assume(m) que é o autor do trabalho enviado, ou tem permissão expressa do autor;
  8. assume(m) total responsabilidade pelo seu conteúdo;
  9. aceita(m) a política de direitos autorais do site e todas as diretrizes nele delineada.

7. Disposições Finais

O Artigo Jurídico não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos artigos, nem as endossam, pois elas não representam necessariamente o pensamento do seu corpo editorial.

Qualquer pessoa interessada poderá impugnar a autoria dos artigos, encaminhando-nos e-mail para editorial@artigojuridico.com.br, devidamente fundamentado e com as provas que entender cabíveis.

A aceitação por bancas examinadoras de concursos públicos ou testes de admissão em cursos dos textos publicados depende dos critérios adotados em cada edital.

Se o artigo for selecionado pelo conselho editorial e publicado na revista, forneceremos, por meio do e-mail, a devida certificação, a pedido do interessado.

É importante observar que a nossa revista, além de corpo editorial, possui o cadastro no ISSN: 2526-0189. Geralmente, estes dois elementos são suficientes para validade de títulos nas principais bancas de concursos e seleção para Mestrado e Doutorado no país.

Texto em coautoria somente serão publicados mediante a autorização de todos os autores. A autorização, devidamente assinada, deverá ser encaminhada para o e-mail: editorial@artigojuridico.com.br

Os casos omissos serão resolvidos por deliberação do Conselho Editorial e Científico.